Projeto Arte e Dança vai ganhar passos largos nas escolas municipais
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, reuniu-se com a secretária de Educação, Eliane Oliveira, e a professora de dança, Soâne Marry, na manhã desta quinta-feira, 04, no Centro Administrativo do Município, e apoiou a ampliação do Projeto Arte e Dança nas escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade, o prefeito autorizou o uso do Teatro Municipal para atividades do projeto, de acordo com a disponibilidade da pauta do equipamento cultural.
O Projeto Arte e Dança, implantado nas escolas da rede municipal, oportuniza a crianças e adolescentes o exercício da arte de dançar, bem estar e socialização. Segundo a secretária Educação, Eliane Oliveira, “o objetivo é fazer com que as crianças, no contra turno, tenham um diferencial. Nesse caso, oferecemos uma atividade a mais aos nossos alunos, porque a dança e a educação andam juntas.”
A professora Soâne Marry explica que o público alvo do projeto são crianças que no contraturno estão em casa, sem nada pra fazer, e também para aquelas, de baixo poder aquisitivo, que têm vocação e não podem pagar uma academia de dança. De início, o projeto deve abranger entre 10 e 15 escolas da rede municipal, localizadas no centro da cidade e nas zonas Norte e Sul. Como o número de vagas por escolas é limitado, será feita uma seleção entre as crianças interessadas, através de audição, com a participação de profissionais formados em dança.
Cultura – Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre disse que o objetivo do governo é também o de socializar as nossas crianças com o sonho de dançar. “Para este trabalho, disponibilizaremos o maior palco e o mais apropriado ao projeto, que é o do Teatro Municipal de Ilhéus. Este é um projeto que visa levar nossas crianças a brincar, a dançar... um projeto interessante para a nossa cidade. Isso, me deixa feliz, porque quando vemos pessoas como Soane, buscando alternativas e parcerias que sejam boas pra elas, para o governo e para o nosso povo, me ajuda a reavivar todos os dias o desafio de fazer uma Ilhéus melhor”, acrescentou.
Por sua vez, o vice-prefeito José Nazal afirmou que “valorizar a cultura é trazer mais educação para o povo. A cultura faz parte da vida das pessoas, o lazer, o lúdico... E, a gente tem história, tem tradição e precisamos ter isso resgatado para que a população possa se sentir bem, na sua vivência, na sua convivência e o ballet é uma arte que traduz muito bem isso”, salientou.